sexta-feira, 6 de julho de 2007

Brevemente o Presidente LULA, visitará Porto Velho


O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores de Rondônia está se preparando para a recepção ao presidente Lula, que visitará Porto Velho brevemente.
Na visita será anunciada a liberação da licença ambiental das Hidrelétricas do rio Madeira, Santo Antônio e Jirau.


quarta-feira, 4 de julho de 2007

Maternidade Municipal - 4 mil partos em 1 Ano

Com a presença dos bebês Hugo Mikael Chagas e Alfredo Gabriel da Cruz Aguiar – o primeiro e o milésimo nascidos na Maternidade Municipal Mãe Esperança – o prefeito Roberto Sobrinho abriu a festa, nesta quarta-feira (4), do primeiro aniversário da unidade hospitalar mais moderna do gênero no estado.
“Tenho ouvido muitos elogios da comunidade para os serviços prestados pela nossa Maternidade Municipal. Estou muito orgulhoso de ter contribuído para o nascimento de 3912 porto-velhenses, dos quais 68 por cento de parto normal e apenas 15 por cento cesáreos, contrariando estatísticas negativas das regiões mais desenvolvidas do país, onde existe uma verdadeira indústria de partos cesarianos. É preciso que todos saibam que enquanto a legislação determina que os municípios devem aplicar 15 por cento dos recursos na área da saúde, nós estamos investindo 19,5 por cento das verbas da prefeitura, ou seja, 4,5 por cento mais do que a lei exige”, esclarece o prefeito, informando que todos os esforços são no sentido de melhorar cada vez mais o atendimento. “A população procura sempre os melhores serviços. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a confiança da comunidade em nosso trabalho e a dedicação dos servidores da maternidade, que já é fonte de referência no meio médico-hospitalar”, disse Roberto sobrinho.

Prefeitura prepara cidade para carnaval fora de época


Uma das maiores diversões da população porto-velhense, e que já faz parte do calendário cultural da cidade, é o carnaval fora de época. A prefeitura se mobiliza para proporcionar mais conforto e segurança aos brincantes, providenciando a limpeza da área e a instalação da arquibancada com capacidade para cerca de 6 mil pessoas.
A tarefa está a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) que, além da demanda do dia-a-dia, está com algumas atividades extras para atender ao objetivo do carnaval que é atrair cerca de 15 a 20 mil brincantes para a avenida. Segundo Jair Ramires, além de se divertir, os turistas precisam levar uma boa imagem da cidade. “Nestes últimos dias, nós estamos em um mutirão de limpeza e cascalhamento em vários pontos da cidade. São atividades normais da secretaria e, paralelo a isso, estamos concluindo os serviços de pintura, limpeza e a colocação de arquibancadas na avenida onde vai ser realizado o carnaval” disse Jair.
A operação “Cidade limpa, para todos” tem levado os serviços da Semusp a vários bairros da cidade, como Ronaldo Aragão, Mariana, São Francisco, Jardim Santana, Aeroclube, Castanheira, Rio Candeias, Eldorado e outros. Nestes locais está sendo feita uma faxina geral, que além da limpeza e cascalhamento, as ruas também recebem reformulação e pintura dos canteiros.

Acordo entre empresas de ônibus e trabalhadores põe fim à greve

Por determinação do prefeito Roberto Sobrinho, o titular da pasta dos Transportes, Cláudio Carvalho, acompanhou todo o desenrolar do movimento paredista dos motoristas e cobradores de ônibus, com a intenção de ajudar na busca de um acordo entre patrões e empregados. Preocupado com a possibilidade da população ficar sem ônibus, Cláudio Carvalho buscou o tempo inteiro a conciliação. “A Semtran funcionou na segunda-feira – dia da greve – de duas da madrugada até às 22 horas da noite, momento em que houve o acordo oficial entre as partes. Ou seja, atuamos antes do início do movimento até o final da greve”. O curioso, de acordo com o secretário, é que a greve ocorreu em um momento em que muitas melhorias estão acontecendo no setor. E destaca: “podemos enumerar a instalação de novos abrigos; a renovação da frota em mais 24 ônibus zerados, dos quais onze já foram entregues e os demais serão incorporados à frota até o final do mês; seis dos onze ônibus entregues estão adaptados para portadores de necessidades especiais, fato inédito na capital; a construção de terminal de ônibus urbano na avenida Euclides da Cunha, cujo projeto está sendo elaborado e tem o começo das obras previsto para setembro deste ano. A construção do terminal é uma parceria da Prefeitura com as empresas operadoras de transporte. Carvalho anuncia ainda a implantação em agosto - pelo Sindicato das Empresas de Transportes (SET) - de postos de compra e venda do cartão Leva Eu em vários pontos da cidade, hoje restrito ao centro. O secretário destacou o empenho do presidente do Sindicato dos Taxistas de Rondônia (Sincavir), Raimundo Pimentel, e do vereador José Hermínio Coelho, nas negociações para o final da greve.

SEDUC Seleciona livros escolares

Destaque pelo quarto ano consecutivo no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Estado de Rondônia está selecionando os livros de História e Química para atender o Ensino Fundamental e Médio, diz a subgerente do Projeto do Livro Didático (PLD) da Seduc, professora Sandra Feitosa. Segundo a educadora, as seleções começaram no dia 20 de maio para o Ensino Fundamental, e em 15 de junho para o Ensino Médio. Ela informou que o prazo final das escolhas encerra no dia 13 de julho. “A Seduc acompanha e monitora a seleção para que o trabalho seja realizado com muita competência”, afirmou Feitosa. Entre outras ações do PLD, ela disse que no dia 20 de junho aconteceu uma reunião na escola Castelo Branco, em Porto Velho, onde todos os gestores que estão envolvidos na análise e escolhas dos livros estiveram presentes. De acordo com o secretário de Estado da Educação, professor Edinaldo Lustoza, a previsão de entrega do material pedagógico está prevista para acontecer em novembro. “A data é estratégica para que os professores possam, ter mais tempo para elaborar e organizar suas aulas”, disse Lustoza, lembrando que o governo estadual vem realizando diversas frentes de trabalho para melhorar a qualidade do ensino no Estado.
Fonte: Assessoria

terça-feira, 3 de julho de 2007

O Sucesso é construído à noite!

Durante o dia você faz o que todos fazem".

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu objetivo, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.
**Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.
**Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
**O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem.
**Mas, para obter resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.
**Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.
**Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina com uma Skol, caipirinha e outros drinks ao seu lado.
**A realização de um sonho depende de dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão.
**A ilusão não tira ninguém de onde está. Ilusão é combustível de perdedores."Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa".*

Por: Roberto Shinyashiki

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Projeto de Lei tornará crime a discriminação e preconceito a homossexuais


Projeto de Lei tornará crime a discriminação e o preconceito a homossexuais.


Tramita na Comissão de Diretos Humanos do Senado o Projeto de Lei da Câmara (PLC122/03), conhecido como Lei contra a Homofobia, que visa tornar crime o preconceito e a discriminação contra o comportamento homo afetivo. O conteúdo do projeto, ainda desconhecido do grande público, tem suscitado várias dúvidas. Para a senadora Fátima Cleide (PT-RO), relatora da proposta na CDH, a sociedade precisa tomar ciência do teor do PLC 122. "Várias pessoas ainda acham que o projeto trata do casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas não é isso. O objetivo dessa Lei é criminalizar as ofensas, agressões e assassinatos a outras pessoas por elas serem homossexuais", explica Fátima. O PLC 122, de autoria da ex-deputada federal Iara Bernardi (PT-SP), altera o Código Penal (criado pelo Decreto-Lei 2.848/40), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei 7.716/89. A Lei 7.716/89 trata especificamente de definições dos crimes de racismo. Com a alteração, definirá também a criminalização quanto à discriminação aos homossexuais. O Decreto-Lei 2.848/40 criou o Código Penal. As alterações na Lei definirão a tipificação criminal do ato preconceituoso ao comportamento homoafetivo, bem como especificará as penas para cada tipo de crime. A modificação na CLT protegerá o trabalhador homossexual que for demitido ou impedido de ser contratado pelo fato de ser homosexual.


Radiobras irá promover seminário com a bancada da Amazônia, Todos os deputados federais e senadores que representam Estados da Amazônia serão convidados a participar de um seminário que será organizado pela Radiobras, para apresentar a programação, discutir o funcionamento e dificuldades da Rádio Nacional da Amazônia, que alcança em ondas curtas 50% do território nacional." A Rádio Nacional da Amazônia é a única que efetivamente alcança comunidades ribeirinhas e populações tradicionais da Amazônia. Sua importância é impar. É instrumento público à disposição do cidadão amazônida, por isso trabalhar pelo fortalecimento da emissora é dever de todos nós", disse a senadora Fátima durante audiência nesta quarta-feira com o ministro da Comunicação Social, Franklin Martinse presidente da Radiobras, José Garcez. O ministro Franklin Martins disse que considera oportuno um encontro com parlamentares para que eles conheçam as mudanças operadas no sistema Radiobras pelo governo Lula e os projetos da nova gestão, capitaneada pelo jornalista José Garcez, ex-diretor de Jornalismo da empresa. Também estiveram na audiência o senador JoãoPedro(AM) e o deputado federal Paulo Rocha(PA). Plano Safra 2007/2008 é lançado pelo presidente Lula O Plano Safra 2007/2008 foi lançado pelo presidente Lula nesta quarta-feira com a participação de trabalhadores rurais de todo o País, no Palácio do Planalto. O Plano conta com R$ 12 bilhões para o financiamento da agricultura familiar, que podem ser obtidos pelos agricultores de todo o País através de diversas linhas de crédito para custeio, investimento e comercialização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar(Pronaf). Presente à solenidade, a senadora Fátima Cleide disse que o total de recursos destinados ao Pronaf alcança novo recorde. "A cada ano o governo do presidente Lula destina mais recursos para a agricultura familiar. Para esta safra são R$ 2 bilhões a mais do que na safra 2006/2007", comemora. Uma medida importante, ressalta a senadora, é a redução dos juros nas linhas de crédito do Pronaf. Na safra 2006/2007 os juros ficaram entre 1% e 7,25% ao ano, e na safra 2007/2008 serão ainda mais baixos, variando de 0,5% até 5,5% ao ano, beneficiando especialmente as famílias rurais de menor renda. Outras medidas adotadas pelo atual governo estão permitindo a fixação de famílias no campo."O governo reconhece a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do País. Afinal, são 4,1 milhões de famílias de agricultoras, pescadoras, extrativistas, ribeirinhas, comunidades quilombolas e indígenas produzindo, gerando renda e respondendo por 77% dos empregos no campo", diz Fátima. Fátima participa do lançamento do Profuncionário em PV No início desta semana, cerca de 1,2 mil servidores da Educação em Porto Velho tiveram muito a comemorar. É que na segunda (25), começou a aula inaugural do Profuncionário, no colégio Major Guapindaia, com a presença da senadora Fátima. Os funcionários municipais e estaduais iniciaram o processo de profissionalização em quatro setores educacionais. O Projeto de Lei do Senado (PLS 6206/05), de autoria da senadora Fátima, que já foi aprovado no Senado e tramita na Câmara, regulamentará o Profuncionário. O programa abrange os servidores das secretarias escolares, que trabalham com a merenda escolar, atuam nas seções administrativas e com serviços em geral. Em todo o País, são mais de um milhão de funcionários de escolas. Em Rondônia, são cerca de 10 mil. De acordo com a senadora Fátima, o Profuncionário é uma medida positiva do governo federal, que por meio do programa executa mais uma eficiente política para melhorara Educação. "Nossa caminhada pela profissionalização dos trabalhadores das escolas encontrou respaldo do presidente Lula. Estou muito feliz por isso, e como uma servidora da Educação, sei muito bem o que isso representa para Rondônia e para o Brasil", justifica Fátima.